Reflexão

A realidade, apesar de difícil, é inegável. Sejamos realistas.... a palavra final é sempre da realidade!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Trabalho Científico: para que serve a justificativa?

 

É comum que acadêmicos de forma geral, e os iniciantes em relatórios e trabalhos científicos em particular, confundam a justificativa do trabalho com outros capítulos, como por exemplo a revisão bibliográfica ou a apresentação. Na revisão bibliográfica, o que se apresenta é referencial teórico e os achados realizados durante a pesquisa, onde todos os autores pesquisados devem ser devidamente citados.

Na apresentação do trabalho, aceita-se que o autor faça uma breve apresentação pessoal, suas experiências, o que o levou a dedicar-se ou desejar pesquisar o tema proposto, atividades pessoais e profissionais relevantes que o capacitam a realizar tal pesquisa. A apresentação é o único momento do trabalho acadêmico/científico onde é aceito o discurso de forma pessoal, embora, ainda assim, deva ser poupado o uso do verbo na primeira pessoa, embora seja aceito caso se justifique sua necessidade para dar entendimento ao texto.

A justificativa é um capítulo destinado ao autor da pesquisa, que dispensa inclusive citações de qualquer gênero. O autor do trabalho deve utilizar esse capítulo para dizer porque sua pesquisa tem importância, para quem serve, o que motivou a preferência pelo tema apresentado, e acima de tudo, qual a relevância do seu trabalho do ponto de vista pessoal, acadêmico, profissional e social.

Também é conveniente que o autor aproveite esse capítulo para apresentar o estado da arte, ou seja, o que existe sobre o tema no momento da pesquisa, como ele é visto por outros pesquisadores e que tipo de pesquisas semelhantes já foram, ou estão sendo feitas sobre o mesmo tema, ou temas equivalentes.

Apesar de não necessitar de citações, o texto da introdução deverá ser redigido seguindo as normas que serão utilizadas ao longo de todo o trabalho.

Fonte: Metring, R.A. Pesquisas Científicas: planejamento para iniciantes. Curitiba: Juruá, 2009. 206p (clique aqui e conheça a obra)

________________________________________

Leia Também:

  • Logo-Site4Orientação Psicológica OnLine – O.P.O.
  • Elaboração de Projetos de Pesquisa
  • PESQUISAS CIENTÍFICAS e CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • Trabalho Científico: para que serve a justificativa
  • Construção do Conhecimento: algumas formas de pensar o fenômeno
  • Trabalho Científico: o que é?
  • Loucura do TCC
  • Clik aqui e vá ao post mais recente

    Visite o site do Armazém do e-book e verifique outras obras interessantes, algumas com download gratuito.. __________________________________________________________________________________

  • Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.

    Sucesso e paz.
    Varekai (onde quer que seja)
    Roberte Metring – CRP 08/8758

    Psicoterapia - Consultorias - Cursos – Palestras – Docência – Orientação e Co-orientação de Trabalhos Acadêmicos – Supervisão Clínica: contato@psicologoroberte.com.br

    ***** cadastre seu e-mail ao alto da página e receba as atualizações *****

  • Um comentário:

    1. sheridan.silva@hotmail.com24 de março de 2012 08:11

      O TEXTO É MUITO BOM, ESCLARESEU ALGUNS PONTOS QUE TINHA DÚVIDA, AS INFORMAÇÕES SÃO BEM NECESSÁRIAS E PRECISAS AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO CONCLUINDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS EM UNIVERSIDADES E FACULDADES, PARABÉNS, VALEU...

      ResponderExcluir

    Este espaço existe para você dizer o que achou da leitura. Se gostou, e acha que pode ser útil a mais alguém, informe o endereço de meu BLOG. Obrigado por ter me visitado.

    Medidor de Velocidade da Internet