Natal é dia de papai-noel?

0
12

Ho-ho-ho-ho, Feliz Natal.

É assim que todos nós fomos apresentados ao natal, num momento da vida em que nem ao menos sabiamos do que se tratava tal evento. Nem mesmo sabíamos qual era o dia do nosso aniversário, ou melhor, nem mesmo sabíamos que dia era aquele em que estávamos vivendo, se haveria dia seguinte, e se ontem existiu. Simplesmente não sabíamos de nada.

O natal que conhecemos foi construido, formatado em nossa mente, segundo a cultura e as necessidades vigentes no período em que ainda não sabíamos nem mesmo que eramos gente, que éramos humanos.

Pois bem, para a maioria de nós, o natal é o dia dos presentes, o dia da festa, o dia da comilança e da bebelança. E festejamos com todas as nossas forças, e muitas vezes com todo o nosso dinheiro, a chegada do Papai-Noel, como se realmente ele trouxesse nos presentes a solução mágica para todos os nossos problemas, seja qual for.

Antes mesmo de sermos educados para o encontro com o Papai-Noel, deveríamos ser educados para o encontro com o real motivo do natal: o nascimento. Tudo bem, vamos pensar que você nem é cristão (o natal existe por causa de Jesus, para lembrar e festejar o seu nascimento, lembra?), ainda assim você poderá festejar o nascimento, na verdade, o re-nascimento diário. Claro, acredito que o natal deve ser festejado todo dia.

Agora, quanto ao Papai-Noel, realmente acredito que uma vez ao ano já está bom. Assim, podemos até aceitar que dia 25 de dezembro seja o dia do Papai-Noel (já que estudos mostram que Jesus nasceu em março). Então, festejemos o Papai-Noel, sem problemas. Ele sim, é o representante material das festas, como também é o coelhinho da páscoa, o rei momo e tantos outros ícones chamados de pagãos.

Noël é natal em francês, é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentinhos aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera do Natal. A lenda provavelmente foi baseada em parte em contos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

Vejamos que o dia do natal é realmente o dia da troca de presentes, ou seja o dia de Noël, que é o que na verdade a grande maioria de nós festeja todo dia 25 de dezembro, sejamos adultos, crianças ou idosos.

Mas natal também significa nascimento em latim, na verdade NATALIS, que tem o sentido de “ser posto no mundo”. Se em Noel encontramos o natal comercial, materialista e capitalista, onde encontramos o natal religioso, existencialista, espiritualista? Agora entra em cena a figura de Jesus.

Jesus foi escolhido para ser o representante oficial do natal, no sentido do nascimento, e este natal não precisa de data para acontecer, porque ele pode acontecer  o ano inteiro, o tempo todo, porque se Noel reina no bolso das pessoas, e nos cofres do mercado, Jesus, também designado o Cristo, reina no coração e na alma dos homens.

O que desejo, leitor, não é que você desista das festas do dia 25 de dezembro, que acaba realmente, pelo menos por um dia quem sabe, trazendo o aura de uma vida mais feliz, mais alegre, mais plena, mais saudável, mais leve, mais saborosa a todos nós. Pelo contrário, desejo que você festeje muito, abrace muito, beijo muito, se divirta muito, confraternize, encontre e re-encontre as pessoas queridas, que perdoe e seja perdoado, que ame e seja amado. Que Noel lhe traga presentes e satisfações.

Mas também desejo que você possa fazer todo dia uma outra festa, não a festa de Noel, mas a festa do Natal, que você nasça e re-nasça todos os dias, que vivifique, contemple e celebre diaraiamente, consigo mesmo(a), com os outros e com a vida. Que diariamente você lembre da figura cristã do Natal, o bom homem Jesus, que deixou de presente algo que pode abrir todas as portas do mundo, e solucionar a maioria dos problemas humanos, numa única frase: amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. A simplicidade da instrução deixada não retrata a complexidade dessa prática, que deve ser diária.

Então, meus amigos e amigas, desejo pelo dia 25 um Feliz Noel, e para todos os dias um FELIZ NATAL.

Paz e luz.

Roberte Metring

__________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br